No verão deste ano, a modalidade ganhou adeptos em Santa Catarina
Muito presente em condomínios e clubes, o Padel chegou a ganhar espaço nas praias — a exemplo de Balneário Camboriú, que teve uma quadra montada exclusivamente para o esporte na Praia Central. Sua similaridade com o tênis, embora seja praticado de uma forma mais simples, tem atraído adeptos de todas as idades.
Mas afinal, como surgiu o Padel? E quais são suas regras? Acompanhe o conteúdo para entender mais sobre a modalidade do momento.
Uma história que nasceu em alto-mar
Embora o Padel seja um esporte praticado em quadras fechadas, o que nem todo mundo sabe é que ele nasceu em alto-mar, dentro de um navio. Estima-se que por volta de 1890, um grupo de passageiros de um navio inglês tentou adaptar a prática do tênis ao espaço de bordo. Inicialmente, o esporte ficou conhecido como “tênis de alto mar”, e passou a ser praticado em uma quadra com dimensões menores, protegida por telas.
Mas, o padel começou a se transformar em uma modalidade popular na década de 60, quando o empresário Enrique Corcuera construiu uma quadra exclusiva para o esporte em um hotel de Acapulco, no México. Ainda, ele definiu as dimensões da quadra e o regulamento que rege a modalidade até hoje. Outro grande nome envolvido na expansão da prática foi o príncipe espanhol Afonso de Hohenlohen, que contribuiu para difundi-lo na Europa.
Atualmente, o Padel é organizado e regulamentado a nível mundial pela Federación Internacional de Pádel (FIP), que conta com o Brasil e outros 14 países como associados.
Afinal, como se pratica o Padel?
O Padel é jogado com raquetes e em duplas, em uma quadra retangular, dividida por uma rede. Embora as características sejam parecidas com o tênis, ambos têm diversos diferenciais, a exemplo das dimensões, menores nas quadras de Padel. As paredes nos fundos e nas laterais também são outros diferenciais deste esporte. Elas fazem parte do jogo, ou seja, a bola pode bater contra as estruturas sem interromper a partida, o que gera mais dinamismo ao jogo. No Padel, a raquete também é mais pequena e leve que a do tênis.
O jogo é decidido em três sets, sendo que a dupla campeã deve ganhar pelo menos dois deles para vencer a partida. As regras definem que a bolinha não pode bater duas vezes na quadra, nem no vidro ou grades das laterais. No entanto, caso ela não bata duas vezes contra as superfícies, o jogo segue sem que ninguém marque o ponto.
Se um jogador bate duas vezes seguida na bola, ou se devolve a bola para fora do campo adversário, ele perde o ponto. Caso o jogador ultrapasse o limite da área de serviço, o outro time também pontua.
Benefícios do Padel
- É um jogo fácil e intuitivo, o que permite a prática mesmo por aqueles que não têm experiência com o esporte;
- Pode ser praticado por pessoas de todas as idades e gêneros, inclusive de forma mista, o que facilita a socialização;
- Exige bastante habilidade de coordenação, raciocínio rápido e reflexos. Por isso, a prática recorrente estimula melhorias no organismo, até para pessoas mais idosas.
- Dependendo da intensidade do jogo, pode resultar na perda de até 500 calorias. Ou seja, é uma forma divertida e dinâmica para praticar exercícios físicos e gastar energia.
Fonte: G1
Foto: Banco de Imagens
Oi, isto é um comentário.
Para iniciar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela Comentários no painel.
Os avatares dos comentaristas vêm do Gravatar.